Menopausa – Sintomas, Causas e Tratamento

MenopausaA menopausa é caracterizada quando a mulher deixa de ter seus períodos menstruais e não é mais capaz de engravidar naturalmente. Geralmente começam a se tornar menos freqüentes ao longo de alguns meses ou anos antes de pararem completamente, em alguns casos o período menstrual podem parar de repente.

Esses sintomas começa a ocorrer geralmente entre mulheres de 45 aos 55 anos de idade, isso acontece quando os níveis de estrógeno de uma mulher diminuem. No entanto segundo pesquisas 1 em cada 100 mulheres experimentam a menopausa antes dos 40 anos de idade. Isso é conhecido como menopausa prematura ou insuficiência ovárica prematura.

>>>> Veja Aqui: Tratamento Natural Para a Menopausa Chega ao Brasil !

O que causa a menopausa?

A menopausa é uma alteração que ocorre no equilíbrio dos hormônios sexuais do corpo, isso acontece na medida em que a pessoa envelhece. Nesse período os seus ovários deixam de produzir tanto hormônio estrogênio e não liberam mais um ovo por mês.

A menopausa prematura ou precoce ocorre antes dos 40 anos,e em muitos casos, não existe uma causa clara. Grande parte das vezes é causado por algum tipo de tratamento como por exemplo: cirurgia para retira dos ovários, alguns tratamento realizado para câncer de mama, ou pode ser provocada por uma condição médica subjacente, como a síndrome de Down ou a doença de Addison .

Sintomas da menopausa

Grande parte das mulheres passam por esses sintomas, a durabilidade e a gravidade desses sinais varia de mulher para mulher, mas a media em que eles podem durar é cerca quatro anos após o ultimo período.

  • Ondas de calor;
  • Suor noturno;
  • Secura vaginal;
  • Desconforto durante o sexo;
  • Dificuldade em dormir;
  • Mau humor ou ansiedade;
  • Impulso sexual reduzido (libido);
  • Problemas de memória e concentração.

Quando ver o seu GINECOLOGISTA

Se você começar a ter sintomas menopáusicos antes dos 45 anos de idade, deve conversar com o seu ginecologista, pois você pode estar sofrendo de menopausa prematura ou insuficiência ovárica prematura.

Isso pode ser diagnosticado através dos sintomas, e um exame de sangue pode ser realizado, esse tipo de exame é solicitado para medir seus níveis de hormônios.

>>>> Extrato de Amora Ajuda a Combater Todos esses Sintomas !

Tratamentos para sintomas da menopausa

Após a consulta com o seu medico se você for diagnostica com a menopausa mesmo, ele pode lhe indicar alguns tipos de tratamento como por exemplo:

  1. Terapia de reposição hormonal (HRT) – comprimidos , manchas da pele, géis e implantes que aliviam os sintomas da menopausa substituindo o estrogênio
  2. Cremes de estrogênio vaginal, lubrificantes ou hidratantes para secura vaginal
    Terapia comportamental cognitiva (TCC) – um tipo de terapia falante que pode ajudar com baixo humor e ansiedade
  3. Dieta saudável e equilibrada e exercitando-se regularmente – mantendo um peso saudável.
Isso Está Ajudando Mulheres a Combater os Calorões!

Se com os tratamentos você não melhorar , o seu médico pode fazer um encaminhamento até um especialista esse assunto, para que seja averiguado a causa e se possível passar novo tratamento.

Tratamento caseiro para aliviar os sintomas da menopausa

Existem diversos remédios caseiros para o tratamento da menopausa, mas o mais indicado e que realmente funciona é o chá de folha de amora, veja como prepara-lo:
Ingrediente

 

 

  • 5 folhas de amora
  • 1 litro de água´

Preparo:

  • Aqueça a água até levantar fervura , acrescenta as folhas de amora e desligue o fogo.
  • Cubra com um recipiente e deixe descansar por cerca de 10 minutos.
  • Consumir 3 vezes ao dia , durante 3 meses.