Endometriose Sintomas Tratamentos Causas

Endometriose – Sintomas, Tratamentos e Causas

plano-detox-caps-finalA endometriose é uma doença que reveste o tecido do interior do intestino, tecido esse chamado de endométrio, esse tecido fica fora da cavidade do útero.

O que acontece é que todos os meses ele fica mais grosso, isso acontece para que o ovulo possa fazer a fecundação nele. Nos casos em que não há gravidez essa mucosa que recobre a face interna do útero chamada de (endométrio) é expelida do corpo através da menstruação.

A endometriose ocorre quando uma quantidade desse sangue corre pelo sentido oposto e acaba caindo na cavidade abdominal ou até mesmo nos ovários.

Essa doença atinge mulheres a partir da primeira menstruação podendo durar até a última. Mulheres a partir dos 30 anos põem ser mais propícias a doença

SINTOMAS

Os sintomas variam de mulher para mulher, existem umas que sentem dores insuportáveis e que não sentem nada. Mas entre os principais sintomas estão:

  • Cólicas menstruais;
  • Dores durante a menstruarão
  • Dores na região pélvica, dores que podem se espalhar ou podem ser crônica
  • Dor nas relações sexuais;
  • Fadiga crônica;
  • Exaustação
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular;
  • Alterações no intestino ou na urina durante a menstruação
  • Infertilidade
  • Dificuldade em engravidar.

DIAGNÓSTICOS

Caso você sinta um ou mais sintomas citados acima. Procure de imediato um médico, o diagnostico pode ser feito por um especialista através de exames físico, ultrassom endovaginal, ou algum outro exame laboratorial recomendado pelo profissional da saúde.

Endometriose é uma doença crônica, e por isso o acompanhamento médico contínuo é fundamental.

PREVENÇÃO

A doença é benigna, não havendo necessidade de se apavorar, ainda não foi comprovado nada em relação a prevenção da doença. Mas o recomendado é fazer bastante atividade fica e diminuir o consumo de álcool e cafeína, pois esses dois são um aliado no aumento ou piora do quadro da doença.

TRATAMENTOS E CUIDADOS

endometriose.jpg2Existem dois tipos de tratamento que podem ser efetuados no combate à doença.

  • Tratamento cirúrgico: Onde pode ser feito uma laparoscopia, onde é feita a retirada da endometriose.
  • Tratamento com medicamentos: O tratamento com remédio é indicado pelo especialista, e pode ser usado remédios como analgésicos, anti-inflamatórios, análogos de GNHR, pode ser usado o método contraceptivo DIU com levonorgestrel. Para ajudar a reduzir os sintomas da endometriose.

É de extrema importância saber que a endometriose não tem nenhuma cura estável. Os tratamento realizados são apenas para para diminuir outros sintoma. E favorecer a possibilidade de uma pessoa com endometriose é importante compreender que não existe cura permanente para a endometriose.

O objetivo do tratamento é aliviar a dor e amenizar os outros sintomas, como favorecer a possibilidade de gravidez e diminuir as lesões da endometriose.

 

Endometriose – Sintomas, Tratamentos e Causas
5 (100%) 5 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *