Depressão – Tipos, Tratamentos, Prevenção – Corpo em Forma

O QUE É DEPRESSÃO, SINTOMAS DA DEPRESSÃO, TIPOS DE DEPRESSÃO, DEPRESSÃO TRATAMENTO, COMO AJUDAR UMA PESSOA COM DEPRESSÃOO que é Depressão ?

A depressão é uma doença que vem afetando pessoas de todo o mundo nos últimos anos, estima-se que nos daqui alguns anos a depressão chegará a segundo lugar no ranking das doenças que mais matam no mundo.

A doença é conhecida como um distúrbio afetivo. Todo mundo em algum momento da sua vida já se pegou triste ou deprimido, não é mesmo?

Isso pode se dar devido a alguma perda, problemas da vida, ou ate mesmo a baixa auto-estima, isso é normal, o que já não é considerado normal é quando esses problemas levam a uma tristeza intensa e dura por um período longo, onde as pessoas deixam de fazer o que faziam e acaba se isolando do mundo em que vivem , isso é tratado como depressão (distúrbio afetivo).

Nestes casos é recomendado a procura de um médico para que seja feito um diagnostico e fazer o tratamento em tempo adequando.

Sintomas da depressão

A maior dificuldade para quem sofre dessa doença é reconhece-la. Grande parte das pessoas que sofrem com a doença não tem a doença diagnosticada ou até mesmo faz o tratamento, isso é muito grave , pois segundo pesquisas cerca de 10% das pessoas que sofrem com a doença cometem suicídio.

Você deve ficar atento ao perceber pessoas com os seguintes sintomas:
– Tristeza.
– Deixar de fazer coisa que gostava.
– Não consegue se concentrar.
– Indisposição.
– Excesso de sono ou insônia.
– Chorro excessivo.
– Ganho ou perda de peso.
– Lentidão, falta de concentração.
– Auto mutilação.
– Falta de desejo sexual.
– Se isolar das pessoas.
– Pensamentos negativos, como morte, suicídio.

Tipos de depressão

Existem em média vários tipos de depressão, para saber a classificação de cada uma é necessário fazer um diagnostico medico, onde sera observado os sintomas, durabilidade e as causas, confira a seguir alguns tipos de depressão mais comum.

Depressão pós-parto: Como o próprio nome aparece logo após a mãe dar a luz, mas existem casos em que a doença aparece até um anos após o parto, esse tipo de depressão levam a pessoa a terem sintomas como, rejeição do bebê, se irrita facilmente, tristeza, baixa auto-estima,desânimo.

Depressão bipolar: Caracterizada pela alternância de humos, onde pode ser de tristeza profunda ou alegria excessiva. Sintomas. hiperatividade, pouco controle sobre o seu temperamento, gastos excessivos.

Depressão unipolar: Conhecida também como depressão major, oposto da bipolar, neste caso onde o individuo tem apenas um humor que chega a ser extremo, neste caso o depressivo, as pessoas que sofrem com esse tipo de depressão tem sintomas como , perca de peso, se sentem irritada e agitada, fadiga, dificuldade em se concentrar.

Depressão reativa: Causada por um fato traumático, ou até mesmo quando ha pressão psicológica em excesso, pessoas que sofrem com esse tipo de depressão estão sujeitos a chorro constante, distúrbio de sono, tristeza, ficam mais lentas, alteração de comportamento.

Depressão tratamento

A melhor forma de se tratar a depressão é buscando ajuda de um profissional. Pelo fato da doença ter vários sintomas e características, é necessário fazer uma pesquisa para identificara a causa e a a origem da doença.

O QUE É DEPRESSÃO, SINTOMAS DA DEPRESSÃO , TIPOS DE DEPRESSÃO, DEPRESSÃO TRATAMENTO, COMO AJUDAR UMA PESSOA COM DEPRESSÃO

Após esse diagnostico o médico vai indicar o melhor tratamento que pode ser a base de antidepressivos, tratamentos fototerápico, terapia familiar, comportamental ou psicoterapia.

Como ajudar uma pessoa com depressão

Se você se deparar com alguma pessoa que sofre de qualquer tipo de depressão, saiba que a melhor forma de ajudar é conversar com ela e se mostrar prestativa, se preocupe com o bem estar do paciente, mostrar preocupação, esteja presente nos momentos que ela mais precise, chame-a para sair, ir ao shopping, cinema, dar um passeio no parque, não julgue ou critique suas atitudes, não diga coisas negativas e se for possível incentive a pessoas a pedir ajuda.

O QUE É DEPRESSÃO, SINTOMAS DA DEPRESSÃO , TIPOS DE DEPRESSÃO, DEPRESSÃO TRATAMENTO, COMO AJUDAR UMA PESSOA COM DEPRESSÃO