Cirurgia Refrativa – Conceito e Procedimentos –

A Cirurgia Refrativa a laser é o procedimento cirúrgico para corrigir o “grau dos olhos” (miopia, astigmatismo e hipermetropia) realizado por um equipamento conhecido por Excimer Laser. Essa cirurgia pode ser feita através do modo PRK ou do LASIK, dependendo do caso de cada paciente.

O laser torna a cirurgia mais rápida e alta precisão, assim permitindo que o paciente volte em poucos dias à praticar atividades sociais e profissionais. Segundo especialistas, juntando tais equipamentos de última geração associada à experiência do oftalmologista tornam esta cirurgia segura e eficaz.

Cirurgia Refrativa a laser

cirurgia refrativa1Como sabemos que os aparelhos utilizados são de ultima geração, durante o procedimento o movimento do olho é monitorada por um sistema rastreador chamado Eye Traker, com o objetivo de certificar que o laser seja aplicado no local correto, mesmo quando ocorrem pequenos movimentos oculares involuntários.

Quando o paciente é submetida à cirurgia refrativa é necessário fazer uma analise completa do olho a ser operado com oftalmologista especialista, tais estudos que devem ser realizados: topografia e estudo de paquimetria da córnea, refração adequada, avaliação do cristalino, estado da retina, pressão intra-ocular, mapas paquimétricos e de superficial anterior e posterior da córnea entre outros.

Algumas exigências devem ser respeitadas para a indicação da cirurgia refrativa, como o exame do grau dos olhos ( miopia, astigmatismo e hipermetropia )estável por pelo menos 1 ano; idade minima de 21 anos; interrupção do uso de lentes de contato gelatinosa por pelo menos 1 semana e se forem rígidas por um mês; não estar grávida ou em fase de amamentação, e outros critérios técnicos que devem ser avaliados e discutidos com o oftalmologista.

Portanto, para fazer o procedimento da cirurgia refrativa, um exame detalhada deve ser feito pelo profissional especialista e as devidas orientações e dúvidas esclarecidas.

Cirurgia Refrativa personalizada

Cirurgia Refrativa personalizada tem como função varrer imperfeições da superfície ocular, conhecidas como aberrações.

Contudo, o PRK personalizado e o Lasik personalizado são superiores ao modo convencional, pois assim diminuem as queixas noturnas e em ambientes de baixa luminosidade.

Portanto a relatos que depois a cirurgia refrativa convencional, existem casos que a visão noturna pode ser sofrer ofuscamento e halos em torno da luz. Com isso segundo oftalmologistas relacionam que tais distúrbios de visão noturna com o aumento das aberrações oculares de alta ordem e ao fenômeno da dispersão da luz através da córnea operada.

Para criar o programa que irá orientar a Cirurgia Refrativa Personalizada baseada em frentes de onda, é necessário fazer um exame chamado Aberrometria que calcula as imperfeições e as irregularidades da córnea, assim tornando a cirurgia única para cada paciente.

Avalie o Texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *